Brasil

Desemprego na Grande São Paulo cai para 11% em julho

O nível de ocupação na região cresceu 0,70% em julho e o contingente de ocupados foi estimado em 9,688 milhões pessoas

Indústria: a Indústria de Transformação gerou 41 mil postos de trabalho (Marcos Issa/Bloomberg)

Indústria: a Indústria de Transformação gerou 41 mil postos de trabalho (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 11h24.

São Paulo  - A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou ligeira redução de 11,3% em junho para 11% em julho, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 28, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O nível de ocupação na Grande São Paulo cresceu 0,70% em julho e o contingente de ocupados foi estimado em 9,688 milhões pessoas. O resultado foi influenciado pelo aumento de 2,6% apurado na Indústria de Transformação, que gerou 41 mil postos de trabalho.

Na sequência aparece Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, com alta de 2,4% ou 42 mil vagas criadas. Por fim, ficou o setor de Construção, que teve crescimento de 2,1%, gerando 15 mil postos de trabalho, o que mais que compensou a redução em Serviços, segundo o Dieese. O setor de serviços apresentou queda de 0,5%, ao eliminar 28 mil vagas.

O total de desempregados na RMSP em julho foi estimado em 1,197 milhão de pessoas, 28 mil a menos do que no mês anterior. A taxa de participação pouco variou no mês em análise, ao ficar em 62,60% ante 62,4%.

De acordo com a pesquisa, o rendimento médio real dos ocupados caiu 0,80% entre maio e junho, ficando em R$ 1.735. A taxa da renda média ficou relativamente estável à dos assalariados, que subiu 0,20% no período e atingiu R$ 1.781.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesempregoEmpregosMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame