Brasil

Deputados querem plebiscito sobre venda da Cedae no Rio

29 deputados assinaram resolução pedindo que a Alerj convoque um plebiscito sobre a privatização da Cedae, estatal de saneamento do Rio

Alerj: ara o plebiscito se tornar realidade, precisaria do apoio da maioria dos parlamentares (Thaisa Araújo/Alerj)

Alerj: ara o plebiscito se tornar realidade, precisaria do apoio da maioria dos parlamentares (Thaisa Araújo/Alerj)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 14h52.

Rio - Vinte e nove deputados estaduais do Rio assinaram resolução, protocolada no fim da tarde de terça-feira, 21, pedindo que a Assembleia Legislativa fluminense (Alerj) convoque um plebiscito sobre a privatização da estatal de águas e esgoto Cedae.

Na sessão de terça-feira, os deputados aprovaram de vez a privatização, confirmando o primeiro passo do governo fluminense para cumprir o plano de recuperação fiscal, assinado com a União no fim do mês passado.

O mesmo projeto de lei que autoriza a venda da Cedae permite que o Estado ofereça a empresa como garantia para tomar emprestado mais R$ 3,5 bilhões, com aval da União.

Outras contrapartidas exigidas pelo Ministério da Fazenda são a elevação da contribuição previdenciária dos servidores e o congelamento de salários, que tanto a Alerj quanto o governo do Estado querem deixar para depois de o plano de recuperação começar a funcionar, com a liberação dos empréstimos.

A resolução foi proposta pelos deputados Dr. Julianelli (Rede), Enfermeira Rejane (PCdoB), Marcelo Freixo (PSOL), Márcio Pacheco (PSC), Tio Carlos (Solidariedade) e Zeidan (PT).

Com as assinaturas dos demais 23 deputados, tem que ser levada à votação em plenário pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB). Mas, para o plebiscito se tornar realidade, precisaria do apoio da maioria dos parlamentares.

Acompanhe tudo sobre:SaneamentoPrivatizaçãoEstado do Rio

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias