Brasil
Acompanhe:

Deputado bate recorde de Marília Mendonça em live sobre auxílio de R$ 600

Sem qualquer preocupação estética além de uma camisa social e gravata roxa, Janones fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook

André Janones: deputado fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook (Facebook/Reprodução)

André Janones: deputado fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook (Facebook/Reprodução)

E
Estadão Conteúdo

3 de setembro de 2020, 19h12

Foram 4 minutos e 44 segundos e um tom apelativo. "Agora, atenção!", repetia, como um locutor, o deputado André Janones (Avante-MG) para tentar mobilizar sua rede de seguidores virtuais pelo auxílio-emergencial de 600 reais. De seu gabinete em Brasília, sem qualquer preocupação estética além de uma camisa social e gravata roxa, Janones fez, na terça-feira, 1º, a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook.

"Não é justo que o povo brasileiro tenha de enfrentar essa pandemia com auxílio de 300 reais por mês enquanto a classe política continua do alto de seus mais de 30.000 reais mensais", afirmava ele, que recebe o mesmo salário criticado, enquanto o presidente Jair Bolsonaro afinava o discurso com a equipe econômica e sua nova base parlamentar do Centrão para anunciar a redução do auxílio à metade do valor.

Janones atingiu 3,3 milhões de visualizações e 177.000 comentários, segundo o pesquisador Fábio Malini, do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic).

O deputado bateu a marca da cantora sertaneja Marília Mendonça, recordista no YouTube durante a pandemia. Ao Estadão, Janones disse que o vídeo cresceu de forma espontânea, "sem superprodução". A ascensão virtual é atribuída por ele à greve dos caminhoneiros, em 2018, quando se tornou nacionalmente conhecido como liderança — ele atuava como advogado do movimento. Sem a greve e o Facebook, onde tem 6,7 milhões de seguidores, diz que não teria sido eleito.