Brasil

Demora de recursos do FMM prejudica estaleiros

Executivo disse que algumas empresas têm apresentado alternativas de financiamento caso o fundo esteja comprometido

Há portos no Nordeste que podem fechar suas portas caso não a FMM não financie (Divulgação)

Há portos no Nordeste que podem fechar suas portas caso não a FMM não financie (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 20h59.

São Paulo - A demora na realização de novas reuniões do Fundo de Marinha Mercante (FMM) prejudica empresas que aguardam a liberação de recursos para a construção de navios encomendados pela Petrobras disse hoje o gerente geral de Transporte Marítimo, Rogério Figueiró.

Segundo ele, os pedidos foram apresentados ao conselho do fundo e priorizados. "Ou seja, é uma questão formal da reunião do fundo acontecer para passarmos por essa etapa", afirmou.

O executivo disse que algumas empresas têm apresentado alternativas de financiamento "caso alguma coisa aconteça com o FMM, por exemplo, algum atraso maior, algum contingenciamento". "Se alguma dificuldade surgir nesse cenário, essas empresas já teriam um plano B, ou seja, fundos de financiamento interessados em participar."

Segundo o consultor Paulo Lemgruber, da empresa Iterocean Engenharia Naval, há estaleiros no Nordeste que podem fechar suas portas caso não haja liberação de recursos por parte do FMM. Tradicionalmente o fundo realizava reuniões para aprovação de projetos mensalmente, mas em todo o ano de 2010 foi apenas uma reunião.

"Para um estaleiro grande, várias obras acabam uma compensando a outra, mas no caso dos pequenos a situação fica impossível de se manter", disse.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'