Brasil

Decretos que desoneram telecomunicações só dependem de Dilma

Os decretos estão previstos na Lei 12.715/2012, e, de acordo com o ministro, a assinatura só depende de uma audiência que terá com Dilma a qualquer momento


	Paulo Bernardo: apesar disso, o ministro das Comunicações acredita que a presidente Dilma Rousseff vai concordar com a desoneração

Paulo Bernardo: apesar disso, o ministro das Comunicações acredita que a presidente Dilma Rousseff vai concordar com a desoneração

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 15h01.

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, espera para breve que a presidente Dilma Rousseff assine dois decretos para promover a desoneração de impostos no setor de telecomunicações. Ele garantiu que o assunto está “bem encaminhado”.

Os decretos estão previstos na Lei 12.715/2012, e, de acordo com o ministro, a assinatura só depende de uma audiência que terá com Dilma a qualquer momento. Só na cobrança de PIS/Cofins, a desoneração será de 9,25%, de acordo com os cálculos do Ministério das Comunicações.

Um dos decretos trata de investimentos em redes, para beneficiar a venda de equipamentos novos, máquinas, instrumentos e aparelhos, além de materiais de construção para obras civis, e irá abranger também o IPI.

O outro vai incluir a isenção de PIS e Cofins na venda a varejo dos smartphones como parte dos benefícios previstos na Lei 11.196/05. Ao participar hoje (18) de evento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ministro explicou que a desoneração ainda está em discussão no governo.

“O decreto das redes está pronto e não tem divergência técnica. A única questão é o impacto fiscal. Nos smartphones, há divergências no valor: o Ministério da Ciência e Tecnologia gostaria de aumentar o teto para R$ 2 mil. Mas a Fazenda também está fazendo restrições por causa do impacto fiscal”, disse Paulo Bernardo.

Apesar disso, o ministro das Comunicações acredita que a presidente Dilma Rousseff vai concordar com a desoneração e “em cinco minutos [durante a audiência], a presidente vai entender o problema e tomar uma decisão”.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilTelecomunicaçõesImpostosLeão

Mais de Brasil

CPMI do INSS recorre contra decisão de Dino que anulou quebra de sigilo de Lulinha

Alessandro Vieira protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Toffoli

Moraes determina ao governo do Rio a transferência de Domingos Brazão a presídio estadual

Lula e Flávio devem participar de posse de Kast, presidente do Chile