Exame Logo

De Pessoa a Chico Buarque: os mais citados no Mensalão

As longas horas de julgamento renderam muitas citações musicais e literárias, cortesia dos advogados de defesa. Confira algumas

Cazuza (Divulgação/STF)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 16h11.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.

Senhor procurador, 'sua piscina está cheia de ratos, suas ideias não correspondem aos fatos '”. Luís Maximiliano Leal Telesca Mota, advogado de Anita Leocádia, ex-assessora do então deputado Paulo Rocha, trouxe mais cultura nacional contemporânea para o julgamento e encerrou sua fala com um trecho da música O tempo não para, de Cazuza.
  • 2. Carlos Drummond de Andrade

    2 /7(Divulgação/STF)

  • Veja também

    Da garrafa estilhaçada no ladrilho já sereno escorre uma coisa espessa que é leite, sangue... não sei. Por entre objetos confusos, mal redimidos da noite, duas cores se procuram, suavemente se tocam, amorosamente se enlaçam, formando um terceiro tom a que chamamos aurora ”. Marcelo Leal. Nem Carlos Drummond de Andrade escapou das referências dos advogados. Marcelo Leal usou o belo poema “Morte do Leiteiro” na defesa do deputado cassado Pedro Corrêa. O advogado disse que a aurora vem com o leite o sangue, e compara com a decisão, dizendo que ela terá de vir com a lei e o fato.
  • 3. Chico Buarque

    3 /7(Divulgação/STF/Reuters)

  • Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações ”. Roberto Gurgel, procurador-geral da República, também não resistiu ao lirismo e citou a música ‘Vai Passar’, de Chico Buarque, para explicar o Mensalão.
  • 4. Camões

    4 /7(Agência Brasil)

    Sete anos de pastor Jacob servia. Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela ”. João dos Santos Gomes Filho, advogado do ex-deputado petista Paulo Rocha. Camões emprestou da Bíblia e escreveu Sete anos de pastor. João dos Santos emprestou de Camões e adicionou: “Não represento Raquel, mas Paulo Rocha”.
  • 5. Chico Buarque (o retorno)

    5 /7(Agência Brasil)

    Você que inventou esse estado, inventou de inventar toda escuridão. Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia ”. Leonardo Yarochewsky, advogado de Simone Vasconcelos, ex-diretora financeira de uma das agências de Marcos Valério. Chico Buarque foi um dos mais citados e a canção “Apesar de Você” não poderia faltar na coleção.
  • 6. Padre Antônio Vieira

    6 /7(Agência Brasil)

    " Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado e já está comido ". Pierpaolo Bottini, advogado do ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP), se empolga e encerra sua argumentação citando um sermão do Padre Antônio Vieira.
  • 7. Agora, veja as frases memoráveis do Mensalão

    7 /7(Montagem/EXAME.com)

  • Acompanhe tudo sobre:EscândalosFraudesMensalãoPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame