Brasil

CPI remarca depoimento do ex-presidente da Vale para próxima semana

Executivo, que seria ouvido hoje (19), apresentou atestado médico para não comparecer

Fabio Schvartsman: ex-presidente da Vale saiu do comando da empresa após a tragédia em Brumadinho (MG) (Pilar Olivares/Reuters)

Fabio Schvartsman: ex-presidente da Vale saiu do comando da empresa após a tragédia em Brumadinho (MG) (Pilar Olivares/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de março de 2019 às 12h10.

Priorizar nos meus resultados Google

A oitiva do ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga o rompimento da Barragem em Brumadinho foi remarcada para o dia 28 de março, às 9 horas. O executivo seria ouvido hoje pela Comissão, mas apresentou um atestado médico.

Durante a reunião desta terça-feira (19) os senadores aprovaram a mudança do nome da Comissão. Proposta pela presidente do colegiado, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), ela passará a se chamar CPI de Brumadinho e outras barragens. Ao defender a mudança a senadora argumentou que no Brasil há muitas barragens em situação de risco, construídas como a da Mina do Córrego do Feijão e que, por isso, a Comissão deveria ampliar seu alcance.

Por sugestão de Rose de Freitas, para dar uma resposta mais célere à sociedade, foi aprovada a redução do tempo de trabalho do colegiado de 180 para 120 dias, com possibilidade de prorrogação.

Cronograma

Hoje também foi aprovado o cronograma da CPI proposto pelo relator, senador Carlos Viana (PSD-MG). Os trabalhos serão divididos em quatro eixos. Investigativo, para apurar as causas da tragédia. Outro para identificar lacunas e falhas na atuação dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais responsáveis por licenciar e fiscalizar as barragens.

O terceiro eixo fala em "recomendações", de uma nova estrutura de fiscalização e ações para o equilíbrio econômico da atividade de mineração. E o quarto e último será propositivo, no que diz respeito à mudanças na legislação que estabeleçam critérios técnicos adequados para a segurança de barragens, além de punições duras em caso de não cumprimento. Nessa fase, um dos objetivo é aperfeiçoar a legislação para assegurar a reparação de todos os danos causados aos cidadãos, ao meio ambiente, à infraestrutura e à economia dos municípios atingidos.

Requerimentos

Os senadores aprovaram hoje 32 requerimentos. Os documentos tratam de recursos para a CPI, compartilhamento de provas, requisição de informações e convocações.

Acompanhe tudo sobre:ValeFabio SchvartsmanBrumadinho (MG)

Mais de Brasil

Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF por suposto favorecimento ao PT

Flávio Bolsonaro fala em cenário favorável, mas alerta aliados contra salto alto no 2º turno

Corregedor do TSE revoga suspensão de Nunes Marques e mantém 'Exército do Lula' no ar

Passarela das Cataratas do Iguaçu é fechada; veja como ficarão as visitas