Brasil

Coutinho: BNDES está pronto para financiar aeroportos

Banco não planeja criar linhas específicas para o setor

"O setor aeroportuário é um grande gargalo, urgente, e demanda investimentos" disse Luciano Coutinho (Mário Rofrigues/VEJA São Paulo)

"O setor aeroportuário é um grande gargalo, urgente, e demanda investimentos" disse Luciano Coutinho (Mário Rofrigues/VEJA São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 14h13.

São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse há pouco, que confirma que a instituição está preparada para financiar a estrutura aeroportuária brasileira, conforme antecipou a Agência Estado em setembro. Coutinho reiterou que não será necessária a criação de linhas específicas para esse tipo de financiamento porque o BNDES tem orçamento para custear os projetos mais carentes de infraestrutura, que incluem os aeroportos.

"O setor aeroportuário é um grande gargalo, urgente, e demanda investimentos. Foi o que moveu toda essa nossa estratégia de associação em novas concessões do setor privado com a Infraero para acelerar os investimentos", disse, após participar do seminário "As Oportunidades da Indústria de Defesa e a Segurança para o Brasil e a Região do ABC", promovido pela prefeitura de São Bernardo do Campo.

Perguntado sobre qual seria o porcentual do financiamento para privatização dos terminais de Brasília, Viracopos (Campinas) e Guarulhos (Cumbica), Coutinho preferiu não cravar um número. De acordo com ele, nos projetos de infraestrutura, o BNDES, em geral, financia de 50% a 70%. "Não tem um número para dar porque isso dependerá de caso a caso nas negociações, porque às vezes uns grupos preferem se alavancar menos e outros, mais, dependendo das suas estratégias. Portanto não podemos fixar um porcentual", disse.

Ele acrescentou que, por acreditar que os consórcios a serem formados em torno dos projetos aeroportuários serão qualificados, isso vai assegurar ao BNDES tranquilidade no processo de concessão.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesBNDESAeroportosEconomistasLuciano Coutinho

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias