Exame Logo

Correios iniciam projeto para começar a emitir carteira de trabalho

As emissões, sem custo para o trabalhador, foram iniciadas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e podem ser expandidas em breve

Correios: presentes em mais de 7 mil cidades do Brasil, proposta é descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e aproximar o serviço do cidadão (Elza Fiuza/Agência Brasil)
AB

Agência Brasil

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 20h24.

Última atualização em 5 de dezembro de 2018 às 13h06.

Carteiras de trabalho começaram a ser emitidas nesta segunda-feira, 3, em agências dos Correios em Presidente Prudente, no interior paulista. Na última sexta-feira, 30, as emissões, sem custo para o trabalhador, foram iniciadas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A iniciativa é um projeto-piloto nas duas cidades a partir de um acordo entre o Ministério do Trabalho e os Correios. Após a conclusão desta fase, será avaliada a possibilidade de expansão do serviço.

A previsão é que sejam emitidas mais de 530 carteiras de trabalho por mês nas unidades até o dia 19 de dezembro. Os Correios estão presentes em mais de 7 mil cidades do Brasil. Nesse sentido, a proposta é descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e aproximar o serviço do cidadão.

Veja também

Serviço

Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos Correios das cidades de Presidente Prudente e São Bernardo do Campo, o trabalhador deve comparecer pessoalmente a uma agência de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, levando os seguintes documentos: documento oficial de identificação com nome do interessado, data, estado e município de nascimento, filiação, órgão emissor e data da emissão (por exemplo: RG, carteira de reservista, certidão de nascimento); Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência com CEP; certidão de nascimento ou casamento para comprovação do estado civil; e foto 3x4, com fundo branco, colorida e recente.

Também podem ser realizados nessas agências dos Correios, os serviços de segunda via da CTPS em razão de perda, roubo ou furto e segunda via de continuação, nos casos em que os campos de registro da carteira estão totalmente preenchidos.

Acompanhe tudo sobre:CorreiosMinistério do TrabalhoSão Bernardo do Campo (SP)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame