Brasil

Correios abrem inscrição para Concurso de Redação de cartas

O tema deste ano é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida"


	Correios: podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino
 (André Mesquita/Creative Commons)

Correios: podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino (André Mesquita/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 10h48.

Brasília - Começa hoje (3) o período para inscrições no 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios.

O tema deste ano é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida".

Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino.

As inscrições seguem até o dia 17 de março.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta.

Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, que pode inscrever no máximo duas cartas para representá-la.

O concurso conta com duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada diretoria regional dos Correios.

O primeiro colocado ganhará um tablet e o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu. A redação vencedora vai representar o Brasil na etapa internacional. As escolas também recebem os prêmios.

O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países.

O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Em 2013, o concurso teve a participação de mais de 3 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, que tem cinco.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios.

Acompanhe tudo sobre:CorreiosEducação no BrasilEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscolasEstatais brasileirasServiços

Mais de Brasil

Como é feito o cálculo do FGTS?

Operação-padrão da Abin não afetará concurso unificado, diz ministério

Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental

G20: Banco Mundial declara apoio à Aliança Global contra a Fome

Mais na Exame