Brasil

Consumo de gasolina e diesel é recorde em 2010

Sindicato do setor defende que aumento de 18% do uso de gasolina mosta aumento do poder aquisitivo, crescimento do diesel comprova bom desempenho da economia

O crescimento dos dois combustíveis é recorde em um ano (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O crescimento dos dois combustíveis é recorde em um ano (Christian Castanho/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 16h58.

Rio de Janeiro - A ascensão da classe C foi um dos fatores determinantes do recorde histórico de consumo de gasolina no Brasil em 2010. De acordo com dados do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o consumo de gasolina fechará o ano com alta recorde de 18% em relação a 2009. Nos últimos cinco anos, cerca de 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média.

O vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, lembrou que, enquanto o consumo de gasolina e álcool está atrelado diretamente ao poder aquisitivo do consumidor, o consumo de óleo diesel reflete o desempenho da economia do país. A estimativa é que o consumo de diesel cresça 12% este ano sobre o ano anterior. O percentual também é recorde, segundo o executivo.

Outro dado que ratifica o bom momento da economia brasileira é o aumento do consumo de querosene de aviação, que deve fechar o ano com crescimento de 18%, “refletindo o crescimento do poder aquisitivo” que, segundo avaliação de Alísio Vaz, impulsiona o setor de transporte aéreo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEnergiaPetróleo

Mais de Brasil

Baixa umidade causa alerta de 'perigo potencial' em 11 estados, ventanias e chuvas no Nordeste

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Mais na Exame