Brasil

Consumo das famílias cai 3,8% em fevereiro em SP

A queda no índice é consequência do aumento do endividamento, da elevação dos juros cobrados ao consumidor e da pressão forte dos preços, principalmente dos alimentos

Como o cenário econômico não deve se alterar no curto prazo, o ICF continuará a apresentar novas reduções (Getty Images)

Como o cenário econômico não deve se alterar no curto prazo, o ICF continuará a apresentar novas reduções (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 14h28.

São Paulo - O consumo das famílias no município de São Paulo recuou 3,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, de acordo com o Índice de Consumo das Famílias (ICF), divulgado hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). O indicador, que varia de zero a 200 pontos, atingiu 136,2 pontos. Valores acima de 100 pontos indicam satisfação e, abaixo disso, insatisfação.

Segundo avaliação da Fecomercio, a segunda queda consecutiva no índice é consequência do aumento do endividamento, da elevação dos juros cobrados ao consumidor e da pressão forte dos preços, principalmente dos alimentos. A entidade afirma que a retração de 3,8% em fevereiro demonstra que as ações do governo para frear o consumo e controlar a inflação estão fazendo efeito.

Entre os componentes do indicador, o item Nível de Consumo Atual sofreu decréscimo de 15,2% e chegou aos 98,9 pontos, o que indica insatisfação. A última vez que isso ocorreu foi no início da série, em agosto de 2009, quando o item chegou aos 90,8 pontos. Como o cenário econômico não deve se alterar no curto prazo, o ICF continuará a sofrer impactos destas políticas e tende a apresentar novas reduções.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoInflaçãoCréditoDívidas pessoais

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta