Brasil

Congresso mantém vetos e adia votações do PPA e da LDO

O Congresso Nacional manteve os cinco vetos presidenciais de Dilma Rousseff a projetos de lei aprovados pela Câmara e pelo Senado

Congresso Nacional (Ueslei Marcelino/Reuters)

Congresso Nacional (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 22h44.

O Congresso Nacional manteve, nas votações de hoje (15), os cinco vetos presidenciais de Dilma Rousseff a projetos de lei aprovados pela Câmara e pelo Senado.

Todos os vetos, exceto o que trata da desaposentação, foram apreciados e aprovados em bloco por meio de cédula eletrônica, conforme anúncio feito pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Como o veto da desaposentação foi destacado para ser votado separadamente, ele teve sua apreciação feita no painel eletrônico do Plenário. Mesmo em votação separada, o veto foi mantido por insuficiência de votos na apreciação pela Câmara. E com isso, não chegou a ser votado pelos senadores. Para que um veto seja derrubado são necessários os votos de, no mínimo, 257 deputados e de 41 senadores.

O dispositivo da desaposentação, que foi incluído em uma medida provisória, estabelece que a pessoa que se aposenta e continua a trabalhar pode pedir a contagem do tempo adicional de contribuição para recalcular a aposentadoria. Votaram pela derrubada desse veto 181 deputados e 104 votaram pela manutenção. Com isso, o veto foi mantido e continua proibida a desaposentação.

Além da apreciação dos vetos, o Congresso deveria apreciar na noite de hoje projetos como o que trata do Plano Plurianual (PPA), o que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de 24 projetos de créditos suplementares. Com o encerramento da apreciação dos vetos, o plenário chegou a aprovar uma inversão de pauta para votar o PPA, mas a sessão foi encerrada sem a votação.

O senador Renan Calheiros convocou sessões do Congresso para amanhã (16), ao meio-dia, e para  quinta-feira (17), às 11 horas, para apreciação das proposições constantes da pauta de hoje, que não chegaram a ser votadas

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCâmara dos DeputadosSenadoCongresso

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias