Brasil

Congresso aprova Política Nacional de Defesa

O decreto aprova a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional


	Um segurança caminha próximo ao Congresso Nacional em Brasília: segundo o parecer, pelo livro será possível o acesso à informação sobre o setor de defesa do país
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Um segurança caminha próximo ao Congresso Nacional em Brasília: segundo o parecer, pelo livro será possível o acesso à informação sobre o setor de defesa do país (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 08h51.

Brasília - O Congresso Nacional publicou nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), Decreto Legislativo que aprova a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional.

Segundo o texto do parecer elaborado pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional, também publicado no Diário Oficial, a Política Nacional de Defesa é o "documento condicionante de mais alto nível do planejamento de defesa e tem por finalidade estabelecer objetivos e diretrizes para o preparo e o emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas do Poder Nacional".

A Estratégia Nacional de Defesa (END), diz o texto, estabelece como fazer o que se determinou na Política Nacional de Defesa.

O Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) "constituiu um documento de alta relevância para o País, que segue uma prática das grandes democracias, prática esta incentivada mesmo pela Organização das Nações Unidas" (ONU). Segundo o parecer, pelo LBDN será possível o acesso à informação sobre o setor de defesa do País.

Acompanhe tudo sobre:CongressoLegislaçãoMinistério da Defesa

Mais de Brasil

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Paes se compromete a não largar a prefeitura para concorrer ao estado caso seja reeleito

Mais na Exame