Brasil

Condenados pilotos do Legacy que bateu em avião da Gol

Juiz Murilo Mendes sentenciou Joseph Lepore e Jan Paul Paladino a quatro anos de prisão, mas substituiu pena por prestação de serviços

Os dois americanos foram condenados a quatro anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto (Divulgação/Força Aérea Brasileira)

Os dois americanos foram condenados a quatro anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto (Divulgação/Força Aérea Brasileira)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2011 às 17h04.

São Paulo - A Justiça Federal em Sinop (MT) condenou os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que estavam a bordo do jato Legacy que bateu em um avião da Gol, em 29 de setembro de 2006, à prestação de serviços comunitários em seu país. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pelo juiz federal Murilo Mendes. O acidente causou a morte dos 154 ocupantes do avião da Gol.

Os dois americanos foram condenados a quatro anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto. Porém, o magistrado substituiu a pena pela prestação de serviços comunitários em órgãos brasileiros nos Estados Unidos e a proibição do exercício da profissão.

O juiz federal afirmou, em seu despacho, que houve negligência por parte dos pilotos em relação à falta de verificação do funcionamento do transponder (equipamento da aeronave que passa aos controladores de voo no solo informações como a altitude, velocidade e direção do avião) e do TCAS (que informa ao piloto a existência de outras aeronaves nas proximidades). Por outro lado, a sentença pondera que os pilotos não são reincidentes.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasJustiçaServiçosSetor de transporte

Mais de Brasil

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à prefeitura de SP com coronel da PM como vice

Estudo da Nasa aponta que Brasil pode ficar 'inabitável' em 50 anos; entenda

Temperatura acima de 30°C para 13 capitais e alerta de chuva para 4 estados; veja previsão

Discreta, Lu Alckmin descarta ser vice de Tabata: 'Nunca serei candidata'

Mais na Exame