Exame Logo

Julgamento do mensalão é "marco" para Brasil, afirma FT

Condenação de réus do mensalão repercute bem no exterior. Financial Times afirma que atuação do Supremo sinaliza uma melhor governança no Brasil

Joaquim Barbosa, que já tem até máscara de carnaval, Gilmar Mendes e Celso de Mello: muito mais condenações que absolvições no julgamento do mensalão  (José Cruz/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 10h52.

São Paulo – Nesta quinta-feira, mais seis políticos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal ( STF ) acusados de receber dinheiro do mensalão para votar com o governo no Congresso. Eles se juntam a uma já razoável lista de pessoas que deverão ser punidas por envolvimento no esquema. Começa a ser derrubado, assim, o ceticismo da população de que poderosos possam de fato ser punidos no Brasil.

É este o cenário brasileiro retratado pelo britânico Financial Times em matéria sobre o impacto do julgamento para o país.

Veja também

Uma das provas da relevância das condenações, segundo o jornal, é que máscaras do Ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, já são a aposta do carnaval do Rio no ano que vem. Um “efeito colateral positivo”, aponta a publicação.

"Um número crescente de condenações está transformando (o julgamento) em um potencial marco – ou sinal, ao menos – do caminho tortuoso do Brasil rumo a uma governança melhor", afirma o texto.

O FT lembra que o julgamento do réu mais esperado, o ex-ministro José Dirceu, deverá ocorrer às vésperas do primeiro turno das eleições, o que pode ter consequências para a tentativa do ex-presidente Lula de eleger prefeitos petistas em capitais como São Paulo e Recife.

“O que o mensalão mostra é que o Brasil tem instituições. Elas podem não ser perfeitas, mas funcionam”, diz um dos entrevistados ao jornal, mostrando que a repercussão do julgamento tem sido positiva para a imagem do país lá fora.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFinancial TimesJornaisMensalãoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame