Brasil

Companhias aéreas crescem 23,47% em 2010

Segundo a ANAC, houve desaceleração do setor em dezembro

Demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu no ano passado (José Patrício/AGÊNCIA ESTADO)

Demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu no ano passado (José Patrício/AGÊNCIA ESTADO)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 14h47.

São Paulo - A demanda de passageiros pelo transporte aéreo cresceu 18,62% nas rotas domésticas, em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgado nesta quinta-feira (13).

"Embora positivo na comparação com dezembro de 2009, os índices confirmam a tendência de desaceleração no ritmo de crescimento do setor, que havia atingido quase 43% no segmento doméstico em fevereiro do ano passado", diz relatório da agência.

Em 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 23,47% no mercado nacional em relação ao ano anterior. A ocupação nos voos domésticos aumentou de 65,76%, em 2009, para 68,81%, no ano passado.

Nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, a expansão em dezembro foi de 17,66% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,38% na comparação com 2009.

O índice de assentos ocupados das empresas brasileiras no segmento internacional atingiu 76,38%, um avanço expressivo em relação a 2009, que foi de 69,16%.

Os Dados Comparativos Avançados da ANAC estão disponíveis no site da agência

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoSetor de transporteTransporte e logísticaTurismo

Mais de Brasil

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos

Governo de SP realiza revisão do gasto tributário com impacto de R$ 10,3 bilhões

Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra