Brasil

Companhias aéreas crescem 23,47% em 2010

Segundo a ANAC, houve desaceleração do setor em dezembro

Demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu no ano passado (José Patrício/AGÊNCIA ESTADO)

Demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu no ano passado (José Patrício/AGÊNCIA ESTADO)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 14h47.

São Paulo - A demanda de passageiros pelo transporte aéreo cresceu 18,62% nas rotas domésticas, em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgado nesta quinta-feira (13).

"Embora positivo na comparação com dezembro de 2009, os índices confirmam a tendência de desaceleração no ritmo de crescimento do setor, que havia atingido quase 43% no segmento doméstico em fevereiro do ano passado", diz relatório da agência.

Em 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 23,47% no mercado nacional em relação ao ano anterior. A ocupação nos voos domésticos aumentou de 65,76%, em 2009, para 68,81%, no ano passado.

Nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, a expansão em dezembro foi de 17,66% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,38% na comparação com 2009.

O índice de assentos ocupados das empresas brasileiras no segmento internacional atingiu 76,38%, um avanço expressivo em relação a 2009, que foi de 69,16%.

Os Dados Comparativos Avançados da ANAC estão disponíveis no site da agência

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoSetor de transporteTransporte e logísticaTurismo

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas