Como os casamentos começam (e acabam) no Brasil em números
Confira uma seleção de dados que prova que os brasileiros estão muito casamenteiros
Talita Abrantes
Publicado em 17 de maio de 2015 às 10h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h43.
São Paulo - Mais de um milhão de casais se casaram no país em 2013, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), alimentando um mercado que já movimenta mais de 15 bilhões de reais por ano. Veja, nas fotos, um raio-X de como casamentos e divórcios começam no Brasil.
A impressão que mais gente está casando no Brasil não é apenas um sintoma da sua faixa etária. Segundo dados do IBGE, em 2000, aconteceram seis casamentos para cada mil habitantes. Em 2013, esta taxa já beirava os sete enlaces para cada mil habitantes.
Em números absolutos foram 1.052.477 matrimônios Brasil em 2013 – mais de onze mil novos casais com relação ao ano anterior.
Em números absolutos foram 1.052.477 matrimônios Brasil em 2013 – mais de onze mil novos casais com relação ao ano anterior.
Já os divórcios ...
2013 teve cerca de 16 mil divórcios a menos do que o ano anterior, segundo dados do IBGE. Ao todo, 324.921 casais se divorciaram em primeira instância.A mais populosa região da federação é também a que mais foi palco de novos matrimônios em 2013. Cerca de 48,2% dos enlaces aconteceram nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A região Norte respondeu por apenas 7,2% do número de casamentos do ano.
Já os divórcios
Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram as maiores taxas de divórcios em 2013.Dos 3,7 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo, 80% aconteceram em terras paulistas. No Acre, foi apenas um casamento. Neste caso, o enlace foi entre cônjuges do sexo masculino e o registro aconteceu em outubro.
Enquanto as mulheres sobem ao altar, em média, com 27 anos. Na maior parte dos casos, o homem é mais velho que a mulher. Mas de cada quatro casamentos realizados em 2013, em pelo menos um a mulher é mais velha que o marido.
Já os divórcios...
Em média, os divórcios no Brasil acontecem quando os homens têm 42 anos e as mulheres, 39 anos. .Com as flores mais caras por causa do Dia das Mães, maio não é o mês preferido das noivas no Brasil. Ao que tudo indica, os casais brasileiros preferem os últimos meses do ano para subir ao altar. Dezembro é o campeão de casamentos – com mais de 123 mil enlaces.
Estima-se que o casamento da cantora Preta Gil, que subiu ao altar na semana passada, custou cerca de 1,7 milhão de reais. Mas os gastos médios das festas de casamento dos brasileiros são mais modestos. Em média, um casal desembolsa cerca de 40 mil reais em uma recepção para até 120 convidados. O cálculo é da empresa Quem Casa Quer Site.
Já o divórcio ...
Os custos de um divórcio variam de acordo com o processo e nível de desacordo entre as partes. Na prática, “cada advogado pode cobrar o quanto quiser, segundo a lei da oferta e da procura, desde que não seja valor inferior ao mínimo fixado pela Tabela de Honorários da OAB”, afirma o professor Eduardo Tomasevinicius Filho, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Por exemplo, se for consensual e não tiver partilha de bens, o preço mínimo sugerido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no estado de São Paulo é de R$1.793,33 para os honorários do advogado.Mais lidas
Mais de Brasil
Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de ValdermarAs 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNTPara especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples NacionalAdvogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua