Como Lula, Dilma e Cabral, Bolsonaro vai ganhar quadro de Romero Britto
Obra está sendo finalizada e foi divulgada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, em uma rede social nesta quinta-feira
Agência O Globo
Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 16h35.
Rio de Janeiro — O presidente Jair Bolsonaro será o mais novo retratado pelo artista plástico Romero Britto em sua série de quadros com políticos brasileiros. A obra está sendo finalizada e foi divulgada pelo senador Flávio Bolsonaro , filho do presidente, em uma rede social nesta quinta-feira.
Flavio esteve no ateliê de Romero Britto e fotografou o quadro. "Nova arte no forno em homenagem ao presidente", escreveu o senador em seu post. Nos comentários, a obra teve recepção variada entre elogios e críticas ao artista plástico que, apesar da fama entre autoridades, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também é ironizado pela semelhança entre suas pinturas.
O artista plástico criou uma tradição ao retratar autoridades brasileiras em seus populares quadros coloridos. Já receberam a homenagem das mãos de Romero Britto a ex-presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral — dois quadros, um dele e outro de sua mulher, a advogada Adriana Anselmo, chegaram a ser apreendidos pela Operação Lava-Jato.
O ex-presidente Lula ganhou também um quadro do artista plástico mas não era um retrato do político, mas uma representação da cidade de São Paulo. Um exemplar parecido também foi dado a Doria. Uma das pinturas do artista plástico mostra o governador com sua mulher, a também artista plástica Bia Doria, seus filhos e seus cachorros.
Nascido em Pernambuco, mas radicado nos Estados Unidos há anos, Romero Britto já pintou quadros para personalidades como Michael Jackson, Madonna e Arnold Schwarzenegger.