Brasil

Comissão do impeachment terá perícia pedida por Dilma

A perícia será realizada por um grupo de técnicos, que terá prazo de 10 dias para estudar os quatro decretos orçamentários e os repasses para o Plano Safra


	Dilma Rousseff: cronograma estabelecido pela comissão especial do impeachment no Senado prevê que o julgamento final da petista deve ocorrer em meados de agosto
 (Reprodução/YouTube)

Dilma Rousseff: cronograma estabelecido pela comissão especial do impeachment no Senado prevê que o julgamento final da petista deve ocorrer em meados de agosto (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2016 às 08h38.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, acatou na segunda-feira recurso de senadores contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e determinou à comissão especial do Senado a realização de perícia solicitada pela defesa para produção de provas.

A perícia será realizada por um grupo de técnicos do Senado, que terá prazo de 10 dias para estudar os quatro decretos orçamentários e os repasses para o Plano Safra, todos do ano de 2015, que são objeto do julgamento da comissão, de acordo com a Agência Senado.

O presidente do STF também rejeitou na segunda-feira dois recursos, um deles, do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), argumentando que Lewandowski não deveria decidir sobre questões de mérito do processo de impeachment, e outro, dos autores da acusação contra Dilma, contestando o prazo dado à defesa para que substituísse testemunhas.

Dilma é acusada no processo de impeachment de crime de responsabilidade por atrasos de repasses do Tesouro ao Banco do Brasil por conta do Plano Safra, as chamadas pedaladas fiscais, e pela edição de decretos com créditos suplementares sem autorização do Congresso.

Para a defesa, as pedaladas não constituíram operação de crédito junto a instituições financeiras públicas, o que é vedado pela lei, e os decretos serviram apenas para remanejar recursos, sem implicar em alterações no volume de gastos.

Cronograma estabelecido pela comissão especial do impeachment no Senado prevê que o julgamento final da petista deve ocorrer em meados de agosto.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'