Brasil

Com vendaval de até 100 km/h esperado, SP monta gabinete de crise para temporais

Chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo

São Paulo em alerta para temporais  (Valter Campanato/Agência Brasil)

São Paulo em alerta para temporais (Valter Campanato/Agência Brasil)

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 18h11.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para intensas chuvas entre esta quinta, 7, e sexta-feira, 8, que poderão provocar tempestades e alagamentos em diversas regiões paulistas. O Inmet emitiu um aviso laranja para chuvas intensas válido até a manhã de sexta-feira, dia 8, com previsão de precipitações de até 60 mm por hora e ventos de até 100 km/h.

O alerta abrange todo o estado de São Paulo. A população deve evitar abrigo sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas e manter-se distante de torres de transmissão.

Segundo os órgãos, uma frente fria que passa pela costa do Sudeste e a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) devem aumentar o risco de temporais.

Regiões de maior risco

No estado de São Paulo, o volume acumulado de chuvas será elevado em todas as regiões, com destaque para áreas como a região metropolitana da capital, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba, litoral norte e Vale do Ribeira, onde o acumulado será muito alto.

A Defesa Civil paulista aponta atenção especial para as regiões de Bauru e Araraquara, onde o risco de temporais é maior.

Nas cidades de Marília e Presidente Prudente, os níveis de acumulado de chuvas também serão altos. As condições climáticas indicam ainda a possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Para o fim de semana, o Inmet alerta para a possível formação da ZCAS no sábado, 9, e domingo, 10, fenômeno que intensifica a incidência de chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste.

Este alerta inclui o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode impactar os deslocamentos dos estudantes. A ZCAS pode se estender em um corredor de nuvens da região amazônica ao Atlântico Sul, trazendo riscos de tempestades severas, quedas de energia e danos à infraestrutura.

Contatos de emergência

Em situações de emergência, os cidadãos podem contatar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo número 199. Para receber alertas de desastres, é possível cadastrar-se por SMS no número 40199, enviando o CEP da área de interesse, ou via WhatsApp pelo número 61 2034-4611.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasPrevisão do tempoEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

PT pede arquivamento de projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de janeiro