Brasil

Com passaporte retido, Ronaldinho Gaúcho é o novo embaixador do Turismo

Justiça do Rio Grande do Sul moveu ação contra o ex-jogador em 2015 por danos ambientais e, até hoje, Ronaldinho não pagou multa

RONALDINHO GAÚCHO: ex-jogador é escolhido como Embaixador do Turismo (Paulo Negreiros/ Embratur/Reprodução)

RONALDINHO GAÚCHO: ex-jogador é escolhido como Embaixador do Turismo (Paulo Negreiros/ Embratur/Reprodução)

Naiara Albuquerque

Naiara Albuquerque

Publicado em 5 de setembro de 2019 às 19h28.

Última atualização em 5 de setembro de 2019 às 19h32.

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e o cantor Amado Batista foram anunciados, nesta quinta-feira (5), como os novos embaixadores do Turismo brasileiro. O anúncio aconteceu em um evento do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que busca divulgar projetos para tornar o país mais conhecido no exterior. 

“O turismo é importantíssimo para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”, disse o ex-jogador de futebol, após o anúncio da Embratur. Em nota, o Instituto disse que o trabalho de Ronaldinho e do cantor Amado Batista será puramente voluntário, ajudando "em diversas campanhas a serem realizadas pela autarquia". 

Além de Ronaldinho e Amado Batista, Richard Rasmussen, Renzo Gracie e Bruno e Marrone também já foram anunciados como embaixadores.

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, venceu, em 2004 e 2005 o prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA. Foi pentacampeão com a seleção brasileira, em 2002. Sua última partida pela seleção aconteceu em 2010, durante as eliminatórias da Copa.

https://twitter.com/EmbraturNews/status/1169716611550461952

Passaporte apreendido

Nas redes sociais, usuários questionaram a escolha do ex-jogador de futebol como embaixador do turismo. Isso porque Ronaldinho Gaúcho teve o passaporte apreendido neste ano e não tem permissão para sair do país.

A ação foi primeiramente determinada pela Justiça do Rio Grande do Sul e foi movida contra o ex-jogador e seu irmão Roberto Assis Moreira. Em 2015, os irmãos foram condenados pela construção ilegal de um trapiche — um tipo de plataforma de pesca. A estrutura, montada sem qualquer licenciamento ambiental e em uma Área de Preservação Permanente, levou os irmãos a serem multados. Como não aconteceu o pagamento voluntário, o Tribunal de Justiça estadual decidiu apreender os passaportes dos irmãos. 

A Justiça também proibiu que Ronaldinho e seu irmão emitissem novos documentos, enquanto não pagam a multa. De acordo com o Ministério Público, a multa inicial de R$ 800 mil já ultrapassa o valor de R$ 8 milhões. Nesta semana, um novo episódio a essa confusão foi adicionado, quando a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou o pedido de liminar do advogado de defesa do ex-jogador. 

Acompanhe tudo sobre:EmbraturRonaldinho GaúchoTurismo

Mais de Brasil

Câmara do Rio aprova o armamento da Guarda Municipal em 1º debate; decisão será daqui a dez dias

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo