Brasil

Colisão entre trens provoca vazamento de óleo em Cubatão

Trens estavam em baixa velocidade, o que nçao impediu que duas máquinas e cinco vagões descarrilassem


	Cubatão: trens descarrilam, colidem e provocam vazamento de óleo
 (Fernando Cavalcanti)

Cubatão: trens descarrilam, colidem e provocam vazamento de óleo (Fernando Cavalcanti)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 15h44.

Rio de Janeiro - Dois trens bateram de frente, na Vila São José, em Cubatão, na Baixada Santista, hoje (31) por volta das 7h45.

A colisão causou o derramamento de cerca de 8 mil litros de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trens estavam em baixa velocidade, mas mesmo assim duas máquinas e cinco vagões descarrilaram.

No momento estão no local a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Instituto de Criminalística da Polícia Civil.

Ainda não se sabe as causas do acidente. A área foi interditada para preservação da cena e deve ser liberada assim que o reboque retirar as máquinas do local, como informou o Corpo de Bombeiros de Cubatão.

De acordo com a prefeitura, um dos maquinistas foi atendido em um pronto-socorro da cidade, ficou em observação mas já foi liberado sem ferimentos.

A avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao centro da cidade e é paralela à rodovia Anchieta e à linha férrea onde o acidente aconteceu, está interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.

A Cetesb informou que caminhões da Suatrans, da Petrobras e da Multilixo estão trabalhando para retirar o óleo, que atingiu cerca de 500 metros do sistema de drenagem.

“As ações estão concentradas na remoção, por meio de caminhões vácuo, de todo o óleo que atingiu o sistema de drenagem, associado ao monitoramento dos índices de explosividade”, disse a Cetesb por meio de nota.

A nota da companhia informa ainda que as locomotivas continham milho e açúcar e que houve derramamento dos produtos no mangue que ao lado da ferrovia.

A empresa, no entanto, não tem estimativa da quantidade de produto derramada.

A ALL Logística, responsável pelos trens, informa que está trabalhando em conjunto com a MRS Logística, concessionária que administra o tráfego no trecho, para apurar as causas do acidente e tomar as providências necessárias para normalizar a situação o mais breve possível.

*Matéria ampliada às 16h43 para inclusão do posicionamento de empresas citadas.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremBaixada SantistaBombeiroscidades-brasileirasSantos (SP)

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP