Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Problema, que existe há mais de 30 ano, surge como sulco e vai ganhando profundidade até virara uma cratera e atingir o lençol freático

 (PRefeitura de Buriticupu/Reprodução)

(PRefeitura de Buriticupu/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de fevereiro de 2025 às 10h38.

A cidade de Buriticupu, no Maranhão, decretou calamidade pública na última semana por conta das voçorocas, problema que assola o município há mais de 30 anos, mas agravado neste começo de ano por conta das fortes chuvas. O fenômeno consiste em grandes buracos no chão, causados pela erosão do solo provocada pela água dos temporais, que avançam pela cidade e colocam em risco as casas dos moradores.

De acordo com a prefeitura, 250 moradias estão em área de risco, por estarem situadas em áreas de encosta. Isso impacta cerca de 1.200 pessoas, na cidade que tem aproximadamente 50 mil moradores. O decreto publicado pela gestão municipal autoriza os processos de desapropriação das casas que correm o risco de serem engolidas pelas crateras e prevê a troca das moradias por outras, situadas em áreas seguras.

Na cidade, a chuva não alaga porque escorre para os grandes “cânions” — as voçorocas . O termo vem do tupi-guarani e quer dizer “terra rasgada” e a ciência não tem uma solução definitiva para o fenômeno.

A orientação de especialistas é evitar desmatamento, erosão e assim impedir que a água penetre em camadas mais profundas do solo. A pesquisadora Heloisa Ferreira Filizola, doutora em geografia física pela USP (Universidade de São Paulo), explica que a cratera surge como sulco, pequeno e raso. Depois, se não houver contenção, evolui para ravina, ganha profundidade e, por último, vira voçoroca ao atingir o lençol freático. É a “erosão antrópica” causada pela ação humana, observa.

— Nenhuma voçoroca nasce voçoroca. Mas, à medida que se tem derrubada da vegetação, impermeabilização das ruas com asfalto e fatores naturais como solo frágil e declive alto, se forma o conjunto perfeito para seu surgimento — explica.

Acompanhe tudo sobre:Maranhão

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas