Chuva no Carnaval? estado de atenção para alagamentos as zonas Leste e a Marginal Tietê (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)
Agência de notícias
Publicado em 18 de fevereiro de 2023 às 14h36.
Última atualização em 18 de fevereiro de 2023 às 15h26.
Uma forte chuva com trovoadas, que ocorre na cidade de São Paulo no início desta tarde (18), deixa em estado de atenção para alagamentos pelo menos oito regiões na capital, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Segundo o órgão, áreas de instabilidade formadas pela propagação de uma frente fria ao largo do litoral paulista começam a provocar chuva moderada a forte entre as subprefeituras de São Mateus, Aricanduva/Vila Formosa, Sapopemba e os municípios de Santo André e São Bernardo do Campo.
A tendência é de deslocamento lento, o que potencializa a formação de alagamentos intransitáveis, formação de enxurradas repentinas e rápida elevação de pequenos rios e córregos. O tempo permanece instável durante toda a tarde com previsão de chuva que pode se generalizar. A expectativa é de grandes volumes de chuva.
No Centro, o bloco 'Tarado Ni Você', um dos mais aguardados neste sábado, 18, teve o som desligado e houve registro de granizo.
Permanecem em estado de alerta:
O domingo (19) será chuvoso e a expectativa é de elevados volumes de chuva, o que vão manter o potencial alto para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar entre a madrugada e o início da tarde. Os termômetros oscilam entre 18°C e 22°C.
Na segunda-feira (20), a área de baixa pressão vai se deslocar para o sul do estado de São Paulo e litoral da Região Sul. Dessa forma, o sol volta a aparecer entre nuvens pela manhã e primeiras horas da tarde na capital e Grande São Paulo. Com o aquecimento e a entrada da brisa marítima, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre o meio da tarde e o início da noite. O solo encharcado mantém alto o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos, aconselha o CGE: