Celular seguro: medida será uma espécie de botão de segurança (Supatman/Getty Images)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 09h29.
Última atualização em 19 de dezembro de 2023 às 11h47.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai lançar nesta terça-feira, 19, às 15h, o site e aplicativo Celular Seguro, ferramenta criada pelo governo para bloquear aparelhos roubados e barrar os acessos a contas de bancos e serviços. Com a iniciativa, a vítima de furto ou roubo poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques. A medida funcionará como uma forma de botão de segurança.
O serviço é uma parceria entre o governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras da ação. No caso da Febraban, todos os bancos filiados aderiram à iniciativa.
A ferramenta estará disponível na internet, além de aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.
De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
O registro da ocorrência de perda, roubo ou furto poderá ser feito pelo app ou site pelo dono do aparelho ou pela pessoa de confiança indicada como contato de segurança. Para cadastrar a ocorrência:
*Após registrar a ocorrência na plataforma, é necessário guardar o número do protocolo e registrar boletim de ocorrência na delegacia.