Brasil

Média diária de mortes por covid-19 fica perto de 500; total é de 169 mil

De acordo com o consórcio de imprensa, o país tem 169.541 óbitos e 6.088.004 casos confirmados da doença

Minas Gerais: hospital de Belo Horizonte atende pacientes com covid-19. (Pedro Vilela/Getty Images)

Minas Gerais: hospital de Belo Horizonte atende pacientes com covid-19. (Pedro Vilela/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 23 de novembro de 2020 às 20h10.

Última atualização em 23 de novembro de 2020 às 20h17.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou um balanço nesta segunda-feira, 23, com os números da pandemia de covid-19 no Brasil, de acordo com dados das Secretarias Estaduais de Saúde. O país tem 169.541 óbitos e 6.088.004 casos confirmados da doença.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 344 vítimas e 17.585 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 496, um aumento de 51% em comparação com 14 dias atrás. Mas vale ressaltar que o sistema que atualiza os dados apresentou problemas nas últimas semanas, comprometendo a análise dos dados.

Coronavac entra na última fase de testes

O teste de eficácia da Coronavac, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, atingiu o número mínimo de pessoas infectadas. Com isso, os estudos entraram na última fase de análise para verificar se ela realmente é eficaz contra o coronavírus.

Mais de 10.000 voluntários já receberam a vacina em sete estados brasileiros. A expectativa é que outras 3.000 pessoas ainda sejam incluídas.

Metade recebe a vacina e a outra metade um placebo. O Instituto Butantan estabeleceu que a partir do número mínimo de infectados — 61 casos — os resultados começam a ser analisados individualmente. Ou seja, os pesquisadores passam a analisar se os contaminados estão no grupo vacinado ou no grupo placebo, e verificar se a vacina atingiu o objetivo que é de combater o coronavírus.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA