Brasil

Cármen Lúcia nega dois habeas corpus em favor de Lula

Ex-presidente foi condenado em segunda instância, pela 8ª Turma do TRF4, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Cármen Lúcia: pedidos de habeas corpus foram apresentados por estudantes de Direito (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

Cármen Lúcia: pedidos de habeas corpus foram apresentados por estudantes de Direito (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 11h53.

Última atualização em 25 de janeiro de 2018 às 12h09.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, negou na noite de ontem (24) dois pedidos de habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula foi condenado, por unanimidade, em segunda instância, pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a 12 anos e um mês, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o triplex localizado no Guarujá (SP).

Os dois pedidos foram apresentados por estudantes de Direito. Em um deles, foi pedida a concessão de liminar "até o esgotamento de todas as possibilidades de recursos da segunda instância".

O outro pedido diz que haveria "eminente ameça de prisão injusta, sem trânsito em julgado, podendo gerar constrangimento irreversível e ilegal (…) sem qualquer prova cabal".

A argumentação apresentada pela ministra para os pedidos foi similar, tendo por base a argumentação de que "não é atribuição do STF decidir, neste momento, esta questão".

Acompanhe tudo sobre:JustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)Cármen Lúcia

Mais de Brasil

Lula confirma que terá encontro 'olho no olho' com Donald Trump em março

Ronaldo Caiado diz que está em busca de novo partido para disputar a presidência

Baliza, carro automático e pontuação: o que muda na prova prática da CNH

STF dá prazo de 48h para governo de SC justificar lei que acabou com cotas raciais