Cidade de São Paulo alcança 96,1% dos adultos com 1ª dose
Com a segunda dose, são 40,5% da população adulta vacinada. Resultados mostram ampla adesão da população às campanhas de vacinação
Estadão Conteúdo
Publicado em 15 de agosto de 2021 às 14h21.
Última atualização em 16 de agosto de 2021 às 10h38.
A capital paulista alcançou no sábado 14, o índice de 96,1% da sua população adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
Com a segunda dose, são 40,5% da população adulta, isto é, com mais de 18 anos.
Se incluídas as crianças e adolescentes, que ainda não começaram a ser vacinados, o índice é menor. São 71,2% vacinados com ao menos uma dose (ou o imunizante da Janssen) e quase 28% com a segunda dose.
Que tal viajar mais no mundo pós-pandemia? Conheça o curso de liberdade financeira da EXAME Academy
O resultado mostra a ampla adesão da população à campanha de vacinação, comportamento que tem se repetido em todo o Brasil.
A Prefeitura de São Paulo realiza neste fim de semana o "Virada da Vacina Sampa", que abriu a vacinação a todos os maiores de 18 anos pela primeira vez.
Só no sábado, durante a Virada da Vacina Sampa, das 7 horas às 17h30, foram aplicadas mais de 238.000 doses de vacina, segundo o site oficial da Prefeitura de São Paulo. Do total aplicado, quase 80% foram primeiras doses.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) acompanhou no início da noite a vacinação nos drive-thrus do Anhembi e do Memorial da América Latina. De acordo com ele, a campanha da Virada da Vacina Sampa foi um sucesso.
"Muitas cidades do Brasil copiaram a ideia, pois a gente consegue se comunicar com a juventude. Eles colocam nas redes sociais e incentivam os outros a virem", afirmou o prefeito.
No geral, até às 17h30 do sábado, a cidade de São Paulo ultrapassou as 12,5 milhões de doses aplicadas desde o início da vacinação, em janeiro.
- Foram distribuídas 8,5 milhões de primeiras doses;
- 3,4 milhões de segundas doses;
- E 318.000 doses únicas.
Neste domingo, 15, a cidade de São Paulo segue com a campanha de vacinação ininterrupta por 34 horas para imunizar os jovens entre 18 e 21 anos de idade.
A repescagem de primeira dose para quem ainda não tiver se vacinado será retomada a partir de segunda-feira, 16.
A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem como objetivo incentivar encerrar o calendário de vacinação para adultos.
A expectativa é começar a vacinar adolescentes com menos de 17 anos (iniciando por jovens grávidas e adolescentes com comorbidades) na próxima semana, a partir de 18 de agosto.
Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo?Assine a EXAME e fique por dentro.