Brasil

Câmara volta a discutir investigação na Petrobras

Plenário retomou análise de um requerimento para que uma comissão viaje ao exterior e acompanhe investigações de denúncias de corrupção


	Tanques da Petrobras: tema tem sido o centro de uma disputa entre o governo e o chamado "blocão"
 (Pedro Lobo/Bloomberg News)

Tanques da Petrobras: tema tem sido o centro de uma disputa entre o governo e o chamado "blocão" (Pedro Lobo/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 20h21.

Brasília - O Plenário da Câmara dos Deputados retomou na tarde desta terça-feira, 11, a análise de um requerimento para que uma comissão viaje ao exterior e acompanhe investigações de denúncias de corrupção na Petrobras.

O tema tem sido o centro de uma disputa entre o governo - contrário ao pedido - e o chamado "blocão", grupo de sete partidos da base descontentes com a articulação política conduzida pelo Palácio do Planalto. Antes do feriado do Carnaval, o "blocão" elegeu o requerimento da comissão externa como o primeiro recado concreto do descontentamento com o governo e decidiu apoiá-lo.

Na reunião de líderes finalizada nesta tarde, 12 partidos apoiaram o requerimento como primeiro item da pauta e seis se manifestaram contrários. O governo, que além do PT espera ter o apoio do PSD, PCdoB, PDT e o bloco PP-PROS, vai tentar obstruir a votação e evitar a aprovação do projeto - o Plenário da Câmara discute neste momento um pedido para que a criação da comissão externa seja retirada de pauta.

O requerimento em análise cria uma comissão externa formada por parlamentares para acompanhar, na Holanda, as investigações do suposto esquema de pagamento de propina da holandesa SBM Offshore a funcionários e intermediários da Petrobras em negócios envolvendo fretamento de plataformas.

No colégio de líderes, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), defendeu o adiamento da votação do requerimento. Ele disse que os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, deverão vir à Câmara para falar sobre as medidas que estão sendo adotadas para apurar as denúncias.

O item seguinte na pauta da Câmara é o Marco Civil da Internet, que também é ponto de conflito entre o governo e o PMDB. Os membros do chamado "blocão", segundo o líder do PSC, André Moura (SE), devem obstruir qualquer outro tema enquanto o requerimento da Petrobras não for analisado.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCapitalização da PetrobrasCombustíveisCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstatais brasileirasFraudesIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp