Brasil

Câmara mantém idade mínima de 18 anos para deputado

O Plenário da Câmara manteve a idade mínima de 18 anos para os candidatos a deputado federal, estadual e distrital


	Vista geral do Plenário da Câmara dos Deputados: deputados retomaram hoje as votações dos destaques ao texto da reforma política
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Vista geral do Plenário da Câmara dos Deputados: deputados retomaram hoje as votações dos destaques ao texto da reforma política (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2015 às 23h27.

O Plenário da Câmara dos Deputados manteve hoje (4) a idade mínima de 18 anos para os candidatos a deputado federal, estadual e distrital com a rejeição, por 412 votos contra 16, de um destaque que aumentava a idade mínima para 21 anos.

Os deputados retomaram hoje as votações dos destaques ao texto da reforma política, com a análise de dois pontos. Ainda falta analisar três destaques.

Nesta terça-feira, após um acordo de líderes, ficou definido que o plenário votaria dois destaques: o primeiro, tratava da idade mínima para a candidatura a deputado; o segundo, sobre a fidelidade partidária, mas que foi retirado de pauta.

Amanhã (5), os deputados vão analisar o último ponto que trata do financiamento de campanha. O texto aprovado em primeiro turno permitia aos “partidos políticos receber doações de recursos financeiros ou de bens estimáveis em dinheiro de pessoas físicas ou jurídicas”.

Uma emenda do PT e do PPS pedia a supressão da expressão "ou jurídicas" do texto aprovado, que permite a doação de empresas a partidos políticos.

Os líderes do PMDB, Leonardo Picciani (RJ) e do DEM, Mendonça Filho (PE), apresentou uma questão de ordem argumentando que, caso o texto fosse aprovado, seria retomada a proposta rejeitada em primeiro turno, o que é inconstitucional.

Ao analisar o tema, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acatou a questão de ordem. Segundo ele, será colocado novamente em votação o texto integral que trata do financiamento de campanhas, que prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas a candidatos e a partidos e de empresas a partidos.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaCâmara dos DeputadosEduardo Cunha

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo