Exame Logo

Brasil ultrapassa EUA em porcentagem da população vacinada com 1ª dose

País chegou a 61,01% de vacinados segundo o site Our World in Data, mas está muito atrás com a segunda dose; proteção só é obtida com esquema vacinal completo

(Eduardo Frazão/Exame)
AO

Agência O Globo

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 17h50.

Última atualização em 26 de agosto de 2021 às 18h16.

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na porcentagem da população que recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Segundo o site Our World in Data, 61,01% dos brasileiros estão parcialmente imunizados, ante 60,6% dos americanos.

Os EUA, porém, estão muito mais avançados no esquema vacinal completo: 51,36% da população recebeu duas doses de uma vacina (ou vacina de dose única), enquanto aqui apenas 26,64% estão imunizados. Especialistas afirmam que apenas com o esquema vacinal completo as pessoas estão protegidas, especialmente diante do avanço da variante delta.

Veja também

Em números absolutos, os Estados Unidos, com 328,2 milhões de habitantes, vacinaram muito mais gente: 202,5 milhões. O Brasil aplicou pelo menos uma dose em 129,6 milhões de pessoas.

O Our Worl in Data usa dados oficiais dos governos. O jornal O Globo costuma usar os dados do consórcio de veículos de imprensa, formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde. Pelo consórcio, o Brasil tem 59,81% da população vacinada com uma dose e 27,24% com o esquema completo.

Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)PandemiaSaúde no Brasilvacina contra coronavírusVacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame