Brasil

Brasil recebe novo lote com 1,8 milhão de doses da Pfizer pediátrica

A campanha de imunização de crianças começou há pouco mais de uma semana justamente no momento em que o país bate recordes de casos

 (Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

(Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 06h00.

Última atualização em 24 de janeiro de 2022 às 08h37.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O Ministério da Saúde recebe, nesta segunda-feira, 24, um novo lote com 1,8 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer. A remessa, que chegaria no dia 27 de janeiro, foi antecipada em alguns dias. Com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso da Coronavac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, o montante de vacinas para este público cresceu muito no Brasil em poucos dias.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Até o momento, o Brasil já recebeu cerca de 2,5 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer. Na sexta-feira, 21, o Ministério da Saúde disse que tem 6 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em estoque, e os estados outras 3 milhões.

Na semana passada, o Instituto Butantan disse que tem 15 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o uso em crianças e adolescentes prontas para serem distribuídas aos estados. Na conta do laboratório paulista, 8 milhões estão reservadas ao governo de São Paulo — que pretende vacinar todas as crianças do estado — e as outras 7 milhões podem ser distribuídas ao governo federal.

A campanha de imunização de crianças começou há pouco mais de uma semana justamente no momento em que o país bate recordes de casos. A média móvel, que contabiliza o número de casos dos últimos 7 dias, é de 149.085. É o maior número desde o início da pandemia. A média de casos, por outro lado, não subiu tanto, resultado da vacinação, e está em 293. 

Somente no sábado, 22, o estado de São Paulo vacinou mais de 102 mil crianças entre 5 e 11 anos. De acordo com o governo paulista, a capacidade é de imunizar 250 mil crianças por dia. A meta é que todos os municípios do estado imunizem as 4,3 milhões de crianças nesta faixa etária em três semanas. Já podem se vacinar crianças entre 9 e 11 anos. A partir do dia 31 de janeiro, começa a vacinação para a faixa entre 5 e 8 anos.

 

Acompanhe tudo sobre:AnvisaCoronavírusMinistério da SaúdePfizerSinovac/Coronavacvacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Como votar nas eleições 2024? Guia com regras, data, horários e candidatos

Censo: 91% dos indígenas vivem em casas, mas a maioria dos lares não tem saneamento

Que horas começa a apuração das urnas?

Qual é a diferença entre voto branco e nulo?