Brasil

Imagem do Brasil piora no exterior

Em 2013, aumentou a porcentagem de cidadãos estrangeiros que passaram a ter uma visão negativa sobre a influência do Brasil no exterior. Alemães lideram oposição


	Brasileiros acreditam exercer uma influência positiva para o mundo. Alguns países não necessariamente concordam
 (Getty Images)

Brasileiros acreditam exercer uma influência positiva para o mundo. Alguns países não necessariamente concordam (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 18h29.

São Paulo – O Brasil está em sétimo lugar na lista de países vistos como tendo maior influência positiva no mundo, segundo a visão dos cidadãos de 21 nações do globo. A pesquisa, conduzida pela GlobeScan/PIPA para a rede de notícias BBC, mostrou que 46% dos estrangeiros veem a influência do Brasil como positiva. O número é um ponto percentual acima do avaliado no início de 2012.

Entretanto, aumentou em maior proporção - três pontos percentuais - os países que enxergam a influência brasileira como negativa. Foi de 18 para 21%.

Considerando todos os 25 países integrantes da pesquisa em 2013, 19 têm uma população mais favorável ao Brasil, cinco estão divididos e em apenas um, a Alemanha, a maioria vê de maneira negativa a influência brasileira (40%, contra 19% de positivos).

A Alemanha é, justamente, a nação mais bem avaliada, com 59% dos entrevistados de todos os países tendo uma visão positiva sobre a influência internacional germânica.

Otimistas

Um fato curioso da pesquisa é que os brasileiros são os mais otimistas em relação a eles mesmos. Apesar da queda de 11 pontos percentuais desde o ano passado, 77% dos brasileiros acreditam que a influência do país no mundo é positiva.

Os colegas da América Latina apoiam a crença: no Chile, 73% enxergam a influência brasileira de maneira positiva. No Peru, 65%.

De todos os países pesquisados, a Índia foi a menos otimista em relação aos brasileiros. Por lá, apenas 18% dos entrevistados enxergam positivamente o Brasil, embora a visão negativa, ao final, seja menor que a alemã.

Já nos Estados Unidos, 50% é otimista em relação à influência brasileira no globo, mas as visões negativas cresceram nove pontos percentuais e chegam agora a 26%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilListas

Mais de Brasil

Detentos fazem rebelião e incendeiam presídio em Franco da Rocha, na Grande SP

Convenções em SP começam neste sábado com indefinições

Artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Mais na Exame