Brasil

Brasil negocia compra de combustível de outros países, diz Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro e ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciam negociações com outros países para importação de combustíveis

Governo negocia compra de combustíveis com outros países (Adam Berry/Getty Images/Getty Images)

Governo negocia compra de combustíveis com outros países (Adam Berry/Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de julho de 2022 às 08h36.

Em visita a posto de combustível em Brasília para fiscalizar a mais recente queda de preços, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciaram negociações com outros países para a importação de combustível mais barato.

"Estamos com vários outros países contatados para a gente comprar diesel mais barato. É a nova política que a gente está implementando, não é fácil mexer num lobby tão poderoso como o dos combustíveis", afirmou o presidente, sem especificar quais países.

O ministro de Minas e Energia afirmou que o esforço envolve o Itamaraty. "Entramos em contato com Ministério de Relações Exteriores e perguntamos em quais países existem restrições e sanções internacionais", afirmou Sachsida. "Em todos os que não existem sanções, o Brasil está entrando em contato e verificando a possibilidade de exportação."

Conversas com a Rússia

Bolsonaro já havia anunciado negociações com a Rússia para a importação de óleo diesel. "Meu relacionamento com o governo russo não é bom, é excepcional", declarou o presidente no posto de combustível. Bolsonaro já declarou posição de neutralidade na guerra com a Ucrânia.

"Nosso contato com (Vladimir) Putin está 10, excelente", acrescentou Bolsonaro, referindo-se ao presidente da Rússia. "Em breve, teremos combustível mais barato do mundo, tirando países produtores e com refinarias."

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado