Brasil é 16º na lista de países com casos de tuberculose

Ano passado foram registradas 71.123 novas infecções, com coeficiente de incidência de 35,4 pacientes para cada 100 mil habitantes

Brasília - O Brasil ocupa o 16º lugar no ranking de países campeões em casos de tuberculose. Ano passado foram registradas 71.123 novas infecções, com coeficiente de incidência de 35,4 pacientes para cada 100 mil habitantes. O Amazonas é o Estado que registra maior taxa do País: 70,6 casos por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio (com 61, 7 casos por 100 mil) e Mato Grosso (50, 6 pacientes por 100 mil). Em 2012, foram 4.406 mortes, o que representa uma taxa de 2,3 óbitos por 100 mil.

Para tentar reduzir essa marca, o governo passa, a partir desta semana a distribuir 50 equipamentos de teste rápido para diagnosticar a doença. O aparelho fornece o resultado em duas horas.

Os primeiros Estados a receber serão Amazonas, Pernambuco, Rio, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal. Até maio, todos os Estados deverão receber o aparelho que, além de identificar o agente causador da doença, aponta se há resistência ao antibiótico usado para a doença, a rifampicina.

Os números apresentados nesta segunda-feira, 24, pelo Ministério da Saúde são piores que os registrados em 2012. Naquele ano, foram contabilizados 70.047 pacientes novos, com uma taxa de incidência de 36,1 casos por 100 mil habitantes. O lugar no ranking das nações consideradas de alta carga também piorou. No ano retrasado, o País ocupava a 17ª posição.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.