Brasil aparece em 9º entre 11 nações em educação, diz CNI

O baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes como o Enem contribuiu para o rebaixamento do país

Brasília - O baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o País a aparecer em 9º lugar entre 11 nações avaliadas pelo estudo "Competitividade Brasil 2014", divulgado nesta quarta-feira, 14, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo compara Brasil, Turquia (8º), Chile (7º) Rússia (6º), Espanha (5º), Polônia (4º), Coreia (3º), Austrália (2º) e Canadá (1º). A educação brasileira é melhor apenas, segundo o ranking, do que no México (10º) e na Colômbia (11ª).

Contribuiu para o desempenho do Brasil a queda no número de estudantes matriculados no ensino médio e a qualidade da educação.

O país foi bem somente quando avaliado o volume de recursos destinados à educação.

Na avaliação da CNI, a disparidade entre dinheiro aplicado e qualidade da educação oferecida colocam em xeque a política do governo para o setor.

"O contraste entre essas dimensões é observado desde o relatório de 2010 e põe em questão a eficiência e eficácia do gasto público no País", diz o estudo.

Em inovação, o Brasil aparece em 8º lugar quando avaliados apoio governamental, P&D e inovação nas empresas. O Brasil caiu da 9ª para a 10ª posição em política de compra governamental de produtos de tecnologia avançada.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.