Brasil

Boulos tem 26%, Nunes, 26%, e Marçal, 24%, na véspera da eleição, aponta agregador EXAME/IDEIA

Dados do agregador EXAME/IDEIA mostram que a campanha chega no final sem uma definição clara de quem vai para o segundo turno

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 22h01.

Última atualização em 5 de outubro de 2024 às 22h01.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) tem 26% das intenções de voto na disputa pela prefeitura da cidade de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) também tem 26%, enquanto o influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) aparece com 24%, de acordo com o agregador de pesquisas eleitorais EXAME/IDEIA.

Na sequência, a deputada Tabata Amaral (PSB) alcançou 11% e se manteve à frente do apresentador José Luiz Datena (PSDB), que caiu de 6% para 4%. Marina Helena aparece com 2%.

O novo levantamento considera 77 pesquisas divulgadas sobre a corrida em São Paulo. Na comparação com a edição de 2 de outubro, Nunes e Boulos se mantiveram estáveis, enquanto Marçal continuou na terceira posição. Tabata apresenta uma leve tendência de alta, passando de 10% para 11%, enquanto Datena continua em queda, e chegou a 4%.

Os dados apontam que a eleição chega na véspera sem uma definição clara de quem vai para o segundo turno. Durante o programa Eleições 2024, da EXAME, gravado na última sexta-feira, Cila Schulman, presidente do instituto Ideia, os indecisos e a abstenção podem ser determinantes para o resultado.

“Não é uma luta da esquerda contra a direita ou de um projeto contra o outro. É uma grande confusão, em que as pessoas não sabem quem é do PCC, quem é usuário de drogas ou quem bate em mulher. É muito complexo”, comentou.

Schulman acrescentou que todos os cenários possíveis indicam que a eleição será emocionante até o último minuto.

“Falamos isso desde o início do nosso programa: essa é a campanha mais emocionante do Brasil e vai ser com emoção até o último minuto”, afirmou a analista.

  • Ricardo Nunes (MDB): 26%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 26%
  • Pablo Marçal (PRTB): 24%
  • Tabata Amaral (PSB): 11%
  • José Luiz Datena (PSDB): 4%
  • Marina Helena (Novo): 2%

O agregador serve para harmonizar as curvas das pesquisas eleitorais e mostrar tendências, mas não é uma média ponderada simples dos resultados das pesquisas. O levantamento do IDEIA, realizado no último dia 2 de outubro, contabilizou 65 pesquisas de opinião de voto estimulada para as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2024. Foram contabilizadas pesquisas dos institutos Paraná Pesquisas, Futura Pesquisas, Atlas Intel, Real Time Big Data, Datafolha, Badra, Gerp, Ideia e Quaest.

O que é um agregador de pesquisa

É um algoritmo que harmoniza as curvas das pesquisas eleitorais e mostra tendências, mas não é uma média das pesquisas. Os agregadores do IDEIA fazem uma "correção" dos dados utilizando o "dyad ratios algorithm", modelo desenvolvido por James A. Stimson, da University of North Carolina. O algoritmo resolve o problema da falta de regularidade no lançamento de pesquisas ao preencher eventuais lacunas no tempo. O modelo também agrega pesquisas realizadas no mesmo intervalo temporal.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário