Brasil

Bolsonaro, Maia e mais quatro concorrem à presidência da Câmara

Jovair Arantes, Luiza Erundina, Júlio Delgado, Andre Figueredo e Jair Bolsonaro vão desafiar o atual presidente Rodrigo Maia

Bolsonaro: mandato de presidente da Câmara é válido por dois anos (Antonio Augusto/Agência Câmara)

Bolsonaro: mandato de presidente da Câmara é válido por dois anos (Antonio Augusto/Agência Câmara)

R

Reuters

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 08h39.

Rio de Janeiro - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e mais cinco deputados registraram candidatura dentro do prazo estabelecido até as 23h de quarta-feira para disputar a presidência da Casa na manhã desta quinta para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2019.

Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (Psol-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Andre Figueiredo (PDT-CE) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) irão desafiar o atual presidente da Casa, que registrou a candidatura após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitando uma tentativa de adversários de impedir sua reeleição.

O líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF), um dos primeiros a anunciar que disputaria a presidência, desistiu do páreo, informou a Agência Câmara Notícias.

A candidatura de Maia conseguiu reunir um super bloco com mais de 300 deputados que, além de garantir votos à sua reeleição, ocupará boa parte dos cargos da Mesa Diretora da Casa na eleição desta quinta-feira, com início marcado para as 9h.

Formado por 13 partidos --PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PtdoB, segundo informações da Secretaria-Geral da Câmara-- e 358 deputados, o blocão de Maia, pelo critério da proporcionalidade, terá direito às primeiras seis escolhas. Depois, poderá ainda fazer a oitava escolha e a 11ª escolha de cargo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosJair BolsonaroRodrigo Maia

Mais de Brasil

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP