Brasil

Bolsonaro encaminha ao Senado indicação de Jorge Oliveira para vaga no TCU

A sabatina do ministro Jorge Oliveira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve ocorrer no dia 20 deste mês

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Jorge Oliveira durante cerimônia no Palácio do Planalto
24/06/2020 REUTERS/Adriano Machado (Adriano Machado/Reuters)

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Jorge Oliveira durante cerimônia no Palácio do Planalto 24/06/2020 REUTERS/Adriano Machado (Adriano Machado/Reuters)

Isabela Rovaroto

Isabela Rovaroto

Publicado em 7 de outubro de 2020 às 18h41.

Última atualização em 7 de outubro de 2020 às 19h25.

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quarta-feira que encaminhou mensagem ao Senado indicando o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para vaga a ser aberta no Tribunal de Contas da União (TCU), com a aposentadoria do ministro José Múcio Monteiro.

A sabatina de Oliveira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve ocorrer no dia 20 deste mês. A previsão é que o nome seja submetido ao plenário do Senado no dia 21, segundo acordo fechado entre líderes de bancada no início desta semana.

O nome de Jorge Oliveira era um dos preferidos do presidente para uma das vagas no Supremo Tribunal Federal (STF), já que o ministro é um dos homens da sua confiança e amigo de infância de seus filhos.

Oliveira, no entanto, resistia à indicação para a Suprema Corte e, de acordo com uma das fontes, preferiu a chance de ir para o TCU, cargo que também tem estabilidade até aposentadoria compulsória com salário integral aos 75 anos, mas menos visibilidade.

José Múcio se reuniu na semana passada com o presidente Jair Bolsonaro e informou que apresentará o pedido de aposentadoria essa semana, para valer a partir de 31 de dezembro. A decisão surgiu como solução para Oliveira.

O ministro é filho do capitão do Exército Jorge Francisco, que foi chefe de gabinete de Bolsonaro por 20 anos na Câmara dos Deputados e morreu em 2018. Oliveira, que é formado em direito e foi major da Polícia Militar do Distrito Federal, também foi chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro, terceiro filho do presidente.
Acompanhe tudo sobre:TCUJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí