Exame Logo

Bolsonaro: Brasil buscará parceria com países que contribuam para a Nação

Presidente está em viagem a Israel e declarou abertura de escritório de negócios no local

Bolsonaro: presidente está em Israel (Ronen Zvulun/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de abril de 2019 às 19h49.

Última atualização em 4 de abril de 2019 às 11h47.

A tecnologia israelense e as commodities brasileiras são complementares e podem ajudar os dois países, na avaliação do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro . "Temos tudo para sermos maiores do que somos", disse, após plantar uma oliveira no Bosque das Nações, em Jerusalém - o ato é uma forma de apoio à criação do Estado de Israel. "É uma satisfação representar o Brasil na Terra Santa."

Bolsonaro disse também que ficou constrangido quando o último "governo de esquerda" não aceitou as credenciais do embaixador indicado por Israel, numa referência ao governo de Dilma Rousseff (PT) - em 2015, a então presidente rejeitou a indicação de Dani Dayan, um antigo líder de assentamentos judaicos na Cisjordânia, e o impasse só foi resolvido em 2017, já no governo de Michel Temer (MDB).

Veja também

"Fiquei muito constrangido naquela época. Agora Deus me deu a graça de ser presidente. Essa missão nós a cumpriremos da melhor maneira possível", prometeu.

O presidente ainda falou que buscará um relacionamento com países que possam contribuir com o Brasil. "Para o bem do nosso povo, esse benefício não é só para o nosso povo. É também para o povo de outros países", considerou.

Bolsonaro foi questionado sobre se o escritório de negócios que abrirá em Jerusalém terá status diplomático. Apesar de o porta-voz da Presidência ter negado, jornais locais consideraram essa possibilidade.

"A imprensa do mundo todo é bastante parecida", criticou o presidente brasileiro, acrescentando que um casamento precisa começar com um namoro e ter um noivado. "Estamos no caminho certo no meu entender."

Acompanhe tudo sobre:Benjamin NetanyahuIsraelJair Bolsonaro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame