Brasil

BC: atividade econômica cresce 0,71% em janeiro

Índice chegou a 141,74 pontos, contra 140,74 de dezembro

Sede do BC: crescimento do IBC-Br na comparação anual foi de 4,58% (Luiz Fernando Oliveira de Moraes/Wikimedia Commons)

Sede do BC: crescimento do IBC-Br na comparação anual foi de 4,58% (Luiz Fernando Oliveira de Moraes/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 14h50.

Brasília – O nível de atividade econômica do país aumentou 0,71% em janeiro, comparado com o do mês anterior, e 4,58%, em relação ao de igual período do ano passado, de acordo com números divulgados hoje (16) pelo Banco Central (BC).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) chegou a 141,74 pontos, ante os 140,74 pontos de dezembro e os 135,53 pontos de janeiro de 2010. Com isso, a expansão da produção acumula 7,38% nos 12 meses encerrados em janeiro.

Criado pelo BC para antecipar os resultados aproximados do Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas e serviços produzidos no país –, o IBC-Br é um dos parâmetros considerados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na hora de definir os rumos da taxa básica de juros (Selic).

O IBC-Br incorpora e sintetiza informações sobre os diferentes setores da economia, como a indústria, serviços e a agropecuária, na tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. Essas projeções se assemelham aos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados posteriormente, mas informe do BC sustenta que o indicador não mede nem projeta o PIB.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosMercado financeiro

Mais de Brasil

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF