Brasil

Barco que afundou no DF tinha excesso de passageiros

A Marinha informou ainda que o navio havia passado por vistoria em novembro de 2010 e não apresentou irregularidades

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 16h18.

São Paulo - Em nota divulgada hoje, a Marinha informou que o barco que naufragou na noite de ontem no Lago Paranoá, em Brasília (DF), tinha capacidade para transportar até 90 pessoas e dois tripulantes. No momento do acidente, porém, havia mais de 100 pessoas na embarcação.

A Marinha informou ainda que o navio havia passado por vistoria em novembro de 2010 e não apresentou irregularidades. Todos os materiais necessários para salvamento, como coletes, extintores de incêndio e boias circulares também estavam dentro das especificações e na quantidade prevista.

Além disso, o condutor da embarcação no momento do acidente, Airton da Silva Maciel, possuía a habilitação exigida. Segundo a Marinha, uma equipe da Delegacia Fluvial de Brasília permanece no local apurando as causas do acidente e auxilia na busca das vítimas desaparecidas, realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Vítimas

O naufrágio do barco Imagination deixou, até o momento, duas pessoas mortas e entre sete e nove desaparecidas. As vítimas são uma mulher ainda não identificada, cujo corpo foi encontrado nesta manhã, e um bebê de sete meses. Há dificuldade de saber quantas pessoas exatamente estavam no barco, pois não havia uma lista prévia com o nome dos passageiros. Noventa e quatro pessoas foram resgatadas com vida.

O Corpo de Bombeiros está usando um grupo de cerca de 30 mergulhadores e mais 56 pessoas estão envolvidas no apoio das operações. Um barco e uma lancha estão sendo utilizados, além de dois helicópteros. Os familiares estão sendo orientados a se dirigir ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer o reconhecimento dos corpos.

O acidente com o barco ocorreu ontem por volta das 20h30 de ontem. A embarcação foi usada para uma festa de confraternização de uma empresa e quase todos que estavam ali eram empregados e dirigentes dessa empresa. O barco afundou e está numa profundidade de 17 metros no Lago Paranoá.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoBrasíliacidades-brasileirasmobilidade-urbanaTrânsito

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'