Brasil

Rio: Baía da Guanabara não oferece risco a atletas olímpicos

"Nos pontos onde ocorrerão as provas dos Jogos Olímpicos, hoje, a condição da água é boa. Não há risco à saúde dos atletas", disse subsecretário estadual


	Baía da Guanabara: subsecretário diz que índice de coliformes fecais nas áreas de competição está dentro do aceitável. No entanto, há preocupação com lixo flutuante, que pode prejudicar embarcações
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Baía da Guanabara: subsecretário diz que índice de coliformes fecais nas áreas de competição está dentro do aceitável. No entanto, há preocupação com lixo flutuante, que pode prejudicar embarcações (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 14h51.

Rio de Janeiro - O subsecretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Portinho, disse hoje (10) que as águas da Baía de Guanabara não oferecem risco à saúde dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Na baía, serão disputadas provas de iatismo.

"Muitos alertaram sobre algum risco para a saúde. Mas hoje todos os estudos e análises, que são mensais, mostram que, de janeiro de 2013 até hoje, a qualidade da água vem melhorando bastante. Nos pontos onde ocorrerão as provas dos Jogos Olímpicos, hoje, a condição da água é boa. Não há risco à saúde dos atletas", disse.

Portinho disse que o índice de coliformes fecais nas áreas de competição está dentro do aceitável. No entanto, há preocupação com o lixo flutuante, que pode prejudicar as embarcações.

Segundo a Secretaria do Ambiente, entre as intervenções feitas para reduzir a poluição da Baía de Guanabara há a ampliação de estações de tratamento e troncos coletores de esgoto, além da elaboração de planos de saneamento nos municípios do entorno.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016OlimpíadasÁguaSaúdeAtletasEsportistas

Mais de Brasil

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos

Alckmin diz que parceria econômica entre Brasil e Rússia ainda pode crescer