Brasil

Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos

Resolução do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já vale a partir deste domingo (18), das 9h às 17h

Paulista aberta: Fernando Haddad (PT) vinha defendendo o fechamento da via como política pública de ocupação de espaços públicos e ampliação de áreas de lazer em São Paulo (André Tambucci/Fotos Públicas)

Paulista aberta: Fernando Haddad (PT) vinha defendendo o fechamento da via como política pública de ocupação de espaços públicos e ampliação de áreas de lazer em São Paulo (André Tambucci/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 13h20.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h56.

São Paulo – A prefeitura de São Paulo anunciou hoje (15) que a Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos. A medida é uma vitória para o prefeito Fernando Haddad (PT), que vinha defendendo o fechamento da via como política pública de aumento dos espaços de lazer na cidade.

Ficou definida que a interdição será das 9h às 17h. O acesso de moradores locais será garantido por agentes da CET, que acompanharão às ações para ordenar conversões nas esquinas mais próximas, dar as sinalizações adequadas e organizar desvios.

Hospitais e centros comerciais devem utilizar, na maioria, acessos laterias por ruas transversais. Para casos como do Hospital Santa Catarina, Conjunto Nacional e Edifício Milan, por exemplo, haverá faixa de acesso exclusiva.

Avenida Paulista: Em inauguração da ciclovia havia gente de todas as idades andando a pé, de bicileta, skate, patins e patinete pela via (Tatiana Vaz/EXAME.com)

A resolução foi tirada depois de apoio à medida em audiências públicas realizadas na região e anunciada depois de diversas reuniões do prefeito Haddad com o Ministério Público de São Paulo para acertar os termos do fechamento. Até então, interdições da Paulista eram restritas a três eventos ao ano, como decretado em lei de 2007.

Segundo o G1, a avaliação tirada do processo de consulta pública e debate com o MP foi de que não houve impacto significativo no trânsito que invalidasse a medida depois de testes realizados em agosto. Em nota, a prefeitura afirma que novas avenidas devem ser fechadas para lazer em um futuro próximo.

“A Avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outras vias em regiões periféricas, que estão em processo de audiência pública, tenham uma rua para lazer aos domingos”, diz o texto.

Ainda não foram definidas, no entanto, quais vias são essas.

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitos

Mais de Brasil

PF realiza nova operação para apurar suposta venda de decisões judiciais

O que é Estado de Sítio, que Bolsonaro admite ter avaliado em 2022

Governo inicia roadshow para leilão de aeroportos regionais; veja terminais que serão concedidos

Lula sanciona projeto que cria novas regras para emendas; entenda os principais pontos