Brasil

Augusto Nardes é eleito presidente do TCU

Gaúcho Augusto Nardes vai assumir cargo em 12 de janeiro


	Tribunal de Contas da União (TCU): ministro Nardes pode ter seu mandato na presidência da entidade renovado por mais um ano
 (Divulgação/TCU)

Tribunal de Contas da União (TCU): ministro Nardes pode ter seu mandato na presidência da entidade renovado por mais um ano (Divulgação/TCU)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 16h22.

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) elegeu nesta quarta-feira (5) o ministro Augusto Nardes para o cargo de presidente para mandato de um ano. O plenário escolheu também Aroldo Cedraz para os cargos de vice-presidente e corregedor da Corte. Os dois tomam posse em 12 de janeiro.

Nardes vai substituir Benjamin Zymler, que comanda o TCU há quase dois anos. Ele é o atual vice-presidente da Corte. Como ocorre tradicionalmente, o número dois de uma gestão é eleito para a presidência no período seguinte. O mandato de um ano poderá ser renovado por mais um, o que também é praxe.

Na sessão desta quarta, oito ministros votaram em Nardes. O novo presidente foi o único que votou de forma diferente, apoiando, oficialmente, o vice. Caberá a ele representar o tribunal institucionalmente, além de presidir as sessões de julgamento.

Gaúcho de Santo Ângelo, Nardes foi nomeado para o TCU em 2005, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Formado em administração de empresas, com pós-graduação em estudos do desenvolvimento, ele exerceu dois mandatos de deputado estadual e três de federal. Antes de assumir vaga no tribunal, era filiado ao PP.

Já Cedraz é baiano de Valente e ocupa o cargo de ministro desde 2007. É médico veterinário, professor universitário, com doutorado em Hannover, Alemanha. Exerceu quatro mandatos de deputado federal. Ligado ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, seu último partido foi o PFL.

Acompanhe tudo sobre:GovernoImpostosLeãoOrçamento federal

Mais de Brasil

Guarulhos e Galeão têm atrasos causados por efeitos do apagão cibernético global

BNDES anuncia financiamento de R$ 4,5 bi de 32 jatos da Embraer à American Airlines

STF diz que foi afetado por apagão global, mas que principais serviços já foram restabelecidos

Mais na Exame