Brasil

As imagens das greves do funcionalismo público no Brasil

Os funcionários públicos estão numa das maiores ondas de greve dos últimos anos, a despeito dos esforços do governo do PT para acabar com as paralisações. Confira as fotos

Greve - Brasília - Um protesto dos servidores federais em greve prejudica o trânsito na Esplanada dos Ministérios (2012) (Marcello Casal Jr./ABr)

Greve - Brasília - Um protesto dos servidores federais em greve prejudica o trânsito na Esplanada dos Ministérios (2012) (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 20h57.

São Paulo – Diversos setores do funcionalismo público brasileiro estão em greve, de professores a policiais rodoviários. De acordo com os sindicalistas, mais de 300 mil servidores (representando mais de 30 categorias) estão parados no país inteiro. Para o governo, o número é de pouco mais de 75 mil grevistas.  Já se sente os reflexos do movimento em várias áreas.

A principal reivindicação dos funcionários em greve é o reajuste salarial para todos: não só para quem está em faixas salariais modestas, mas inclusive para categorias que têm salário inicial de mais de 10 mil reais por mês.  O governo tem até 31 de agosto para enviar o projeto de lei orçamentária (que vai definir os gastos para 2013, inclusive os gastos com salário) ao Congresso Nacional.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilFuncionalismoGrevesServidores públicos

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame