Brasil

As cidades do Brasil onde as pessoas vivem mais tempo

Nestas 64 cidades brasileiras, a expectativa de vida - superior a 78 anos e entre as maiores do Brasil - se aproxima à da Dinamarca. Apenas 4 estados têm representantes

26ª Blumenau (SC) – IDHM 0,806 (Wikimedia Commons)

26ª Blumenau (SC) – IDHM 0,806 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 13h17.

São Paulo – Com expectativa de vida acima de 78 anos, as cidades deste ranking alcançam a média do Brasil do futuro: o país só viverá o que já é realidade nelas a partir de 2026, segundo previsão do IBGE.

A longevidade da campeã nacional, Blumenau, em Santa Catarina – onde os cidadãos vivem em média até os 78,6 anos - se aproxima à de países como Dinamarca, cuja expectativa de vida é de 79 anos (dados de 2010, do Banco Mundial).

Mesmo diante do desempenho superior destes 64 municípios – concentrados sobretudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas com representantes de outros dois estados – nenhum deles chega perto da média de nações como Japão e Suíça, onde já se alcança os 83 anos.

A previsão é que o brasileiro passe dos 81 em 2055. Hoje, 2013, está em 74,8.

Clique nas imagens para ver as cidades onde a longevidade é mais garantida no Brasil. Os dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, organizado pelo Pnud, órgão da ONU, a partir de dados do Censo 2010, do IBGE.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstado de São PauloExpectativa de vidaIDHListasMinas GeraisONURankingsRio Grande do SulSanta CatarinaSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Tarcísio estima economia de R$ 1,7 bi por ano com auditoria de aposentadorias e prova de vida

Às vésperas de posse na Petrobras, Magda Chambriard já dá expediente na companhia

PF pede inquérito contra Chiquinho Brazão por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Claudio Castro é absolvido após TRE-RJ formar maioria contra cassação

Mais na Exame