Acompanhe:

Argentina anuncia diminuição da nuvem de gafanhotos próxima ao Brasil

Queda acentuada das temperaturas, somada à previsão de chuvas, pode beneficiar o Brasil, ao evitar que a nuvem de gafanhotos entre no país

Modo escuro

Continua após a publicidade
R
Reuters

Publicado em 29 de junho de 2020 às, 16h39.

Última atualização em 29 de junho de 2020 às, 16h45.

A Argentina anunciou uma diminuição da população de gafanhotos na província de Corrientes, que fica na fronteira com Brasil e Uruguai. Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a nuvem atualmente está localizada 55 quilômetros a oeste de Curuzú Cuatiá, cidade a aproximadamente 180 quilômetros de distância do município de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul.

As autoridades argentinas informaram que os resultados deste sábado, 27, se deram após ações aéreas realizadas pela província de Corrientes. Além disso, a baixa temperatura contribuiu para o deslocamento dos insetos, monitorado de perto por uma equipe de especialistas da Senasa.

Neste domingo, 28, o órgão e a província deram prosseguimento às ações conjuntas para controlar a nuvem de gafanhotos. Dessa vez, porém, as medidas foram terrestres.

A queda acentuada das temperaturas, somada à previsão de chuvas, também pode beneficiar o Brasil, ao evitar que a nuvem de gafanhotos entre no País. Na última quinta-feira, 25, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por risco de surto da praga.

Imagens da nuvem de gafanhotos foram compartilhadas na última semana na internet e mostravam o alto número de indivíduos da praga agrícola.

Procurado pela reportagem, o ministério ainda não se pronunciou sobre o anúncio das autoridades argentinas.

Últimas Notícias

Ver mais
Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança
ESG

Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança

Há 18 horas

Taxa de pobreza na Argentina subiu para 41,7% da população no segundo semestre de 2023
Economia

Taxa de pobreza na Argentina subiu para 41,7% da população no segundo semestre de 2023

Há 18 horas

O que o Brasil pode esperar com o novo CEO da Câmara de Comércio Brasil-Reino Unido?
seloCarreira

O que o Brasil pode esperar com o novo CEO da Câmara de Comércio Brasil-Reino Unido?

Há 21 horas

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de 'terrorista'
Mundo

Colômbia expulsa diplomatas da Embaixada da Argentina após Milei chamar Petro de 'terrorista'

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais