Brasil

Aprovação do governo Dilma cai pela primeira vez

Encurralada por uma economia fraca e ressentimentos na base aliada, Dilma Rousseff vive o pior momento de seu governo


	Apesar da queda da popularidade, Dilma mantém o favoritismo entre seus prováveis adversários na eleição presidencial de 2014
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Apesar da queda da popularidade, Dilma mantém o favoritismo entre seus prováveis adversários na eleição presidencial de 2014 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2013 às 20h51.

RIO DE JANEIRO - A popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff caiu pela primeira vez desde o começo de seu mandato, mas ela ainda é favorita para vencer a eleição presidencial do próximo ano, informa uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada neste sábado.

A pesquisa, publicada no site do jornal Folha de São Paulo, mostra que 57 por cento da população avalia o governo como bom ou ótimo, contra um percentual de 65 por cento alcançado na pesquisa anterior, realizada em março.

Encurralada por uma economia fraca e ressentimentos na base aliada, Dilma Rousseff vive o pior momento de seu governo desde que assumiu, em janeiro de 2011.

Segundo o Datafolha, a perda de popularidade da presidente reflete a insatisfação dos brasileiros com o desempenho da economia, preocupados com inflação e desemprego. O percentual de entrevistados que esperam alta na inflação passou 45 por cento para 51 por cento entre uma pesquisa e outra.

A inflação oficial está no teto da meta do governo, acumulando alta de 6,50 por cento em 12 meses até maio.

O risco inflacionário impede o governo de realizar uma política mais expansionista e a economia patina. Após crescer apenas 0,9 por cento no ano passado, a economia está novamente frustrando as expectativas. No primeiro trimestre, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0,6 por cento sobre o período anterior.

A pesquisa indica que a presidente perdeu popularidade em todas as faixas de renda, faixas etárias e regiões do país.

Apesar da queda da popularidade, Dilma mantém o favoritismo entre seus prováveis adversários na eleição presidencial de 2014, e, segundo a pesquisa, conseguiria maioria dos votos.

Em uma disputa com a ex-senadora Marina Silva (Rede), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma teria 51 por cento das intenções de voto, segundo o Datafolha.

Aécio Neves foi o único com aumento nas intenções de voto em relação à pesquisa anterior, de 10 por cento para 14 por cento.

Mesmo assim, Marina Silva supera o tucano na pesquisa, com 16 por cento, em segundo lugar.

A pesquisa, realizada nos dias 6 e 7 de junho, tem margem de erro de 2 pontos percentuais. O Datafolha realizou 3,758 mil entrevistas.

Até o fim do mês, o Ibope deve divulgar uma nova pesquisa para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a aprovação do governo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaDatafolha

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo